Whatsapp: (35) 99965-1290

Telefone: (31) 3363-1290

Fale conosco via WhatsApp

Novidades

Voltar

Cuidar do meio ambiente é cuidar da própria saúde.

Quando surge um problema de saúde pública, as pessoas de forma geral e a imprensa focam em uma ponta do problema.

Quando surge (ou ressurge) um problema de saúde pública, como surtos, epidemias e pandemias – a Covid-19 é o exemplo mais urgente ?, as pessoas de forma geral e a imprensa focam o debate em uma ponta do problema. Os questionamentos quase sempre correm na direção das origens dos males, sua profilaxia e os possíveis recursos para cura e erradicação. Porém, existe uma outra ponta que passa despercebida ou chega apenas à superfície do debate: a relação entre a disseminação dessas doenças e o tratamento que é dado ao meio ambiente.

Órgão de referência internacional no assunto, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente ? PNUMA – recomenda como ação, entre outras, “a identi?cação e o desenvolvimento de alternativas para minimizar impactos negativos ao meio ambiente causados por padrões insustentáveis de produção e consumo”.

Educação ambiental é o caminho

Afinada com as recomendações do PNUMA, a Referenciar oferece à sociedade modelos de gestão em forma de consultoria. Especificamente, são utilizadas ferramentas como educação ambiental e mobilização social para capacitar e sensibilizar as pessoas e as empresas para as mudanças de hábitos que irão diminuir os impactos de suas atividades no meio ambiente.  

Portanto, que fique a lição: não existe saúde humana de qualidade sem meio ambiente saudável!