O diagnóstico técnico de identificação e caracterização das nascentes existentes no município de Alfredo Vasconcelos e a elaboração de Projeto de Recuperação de Área Degradada – PRAD foram executados pela Referenciar Assessoria Ambiental no ano de 2018. O trabalho é exigido para o cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, assinado entre a Prefeitura Municipal e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Ubá – Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Meio Ambiente da Bacia do Rio Paraíba do Sul.
Esse trabalho teve por objetivo realizar a identificação e o mapeamento das nascentes situadas no município, visando à elaboração de um diagnóstico ambiental da situação e das principais fontes causadoras dos impactos, com vistas a averiguar o estado de conservação/degradação delas. Posteriormente, com base nos resultados, a elaboração de um Plano de Recuperação de Área Degradada – PRAD, documento que teve por finalidade indicar técnicas para a efetiva recomposição das áreas degradadas provenientes de intervenções antrópicas.
Considerando que as nascentes exercem um papel fundamental na formação e na manutenção dos recursos hídricos, o estudo propôs a recuperação das Áreas de Preservação Permanente – APPs não só como ponto de partida estratégico para recuperação daqueles recursos, mas também para preservar a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.